Em noite de prêmios pulverizados coube à paraense Gaby Amarantos levar o maior número de troféus do VMB para casa. A cantora foi escolhida a "Melhor Artista do Ano" e a "Melhor Artista Feminina". para completar seu álbum "Treme" também teve a melhor capa de 2012.

A maioria premiados foram escolhidos em uma mistura de voto do júri e popular. A audiência da emissora selecionou os finalistas e os jurados decidiram para quem iria o prêmio. As exceções ficaram para as categorias "Hit do Ano" - Menina Estranha - e "Artstista Internacional" que consagrou o One Direction.

"Sintoniza Lá" de BNegão & Os Seletores de Frequência foi escolhido o melhor álbum e os goianos do Vanguart a melhor banda. O trio paulistano O Terno foi a "aposta MTV".

Hip-Hop
Racionais Mc's
Racionais Mc's Racionais MC's durante a apresentação que fechou o VMB 2012 (Foto: Divulgação/MTV)
Além de Gaby Amarantos a noite foi do rap. Além das apresentações de Planet Hemp, na abertura, e Racionais Mc's no encerramento, Emicida, Projota e ConeCrewDiretoria, fizeram performances ao vivo.

O pessoal do rap também papou boa parte dos prêmios: A "Melhor Música" foi para Dedo Na Ferida de Emicida, (essa empatada com Com a Ponta Dos Dedos de Wado). Criolo foi o "Artista Masculino" e Projota foi a "Revelação do Ano". Finalmente os Racionais MC's tiveram seu "Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)" escolhido o clipe de 2012.

Curtiu o VMB 2012? Comente e confira as páginas dos vencedores aqui no Vagalume!