A Universal Music Group anunciou, nesta terça-feira (30), que não chegou a um acordo de renovação de licenciamento de conteúdo para a plataforma de vídeos TikTok. Desta forma, as músicas de seus artistas deixarão de ficar disponíveis para os bilhões de usuários do aplicativo a partir desta quinta-feira (1).

Uma das maiores gravadoras do mundo, A Universal Music tem em seu catálogo nomes como: Taylor Swift, Justin Bieber, BTS, BLACKPINK, The Weeknd, Drake, Billie Eilish, Harry Styles, Bob Dylan, Adele (artistas internacionais), Anitta, Felipe Araújo, Gustavo Mioto, Ivete Sangalo, Jão, Lauana Prado, Legião Urbana, Matheus e Kauan, Simone Mendes e Zeca Pagodinho (artistas nacionais).

Em carta aberta, a gravadora fez críticas ao TikTok, citando três "questões críticas": compensação adequada aos artistas, proteção contra os "efeitos nocivos" da Inteligência Artificial e segurança online para os usuários.

O valor pago pela plataforma de vídeos aparentemente foi o principal motivo pela falta de um acordo entre ambas as partes. A Universal Music fala que a empresa chinesa "tenta construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo pela música".

Em outra parte da carta, a gravadora, uma das maiores do mercado fonográfico, diz que foi intimada a aceitar "um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia o seu crescimento exponencial".

A UMG ainda informa que o valor recebido pelo TikTok atualmente representa apenas 1% da sua receita total. Isso comprova, segundo a gravadora, "quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento das receitas publicitárias e aumento da dependência de conteúdo baseado em música".

Resposta do TikTok

Em um comunicado, a plataforma de vídeos respondeu à carta da Universal Music. Seus representantes disseram que todas as alegações feitas são falsas.

"É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores", diz o TikTok.

"Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos.

O TikTok conseguiu chegar a acordos de 'primeiro o artista' com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs", completa a plataforma de vídeos.