# 12 faixas
Eminem anuncia versão expandida de "The Death Of Slim Shady"
•
Peter Gabriel confirma data de lançamento de primeiro álbum de inéditas em 21 anos
•
Veja bandas formadas há décadas, na ativa ou não, com todos principais integrantes ainda vivos
•
Taylor Swift é a grande vencedora do VMAs 2023!
•
Ouça "Panopticom", single que estará no primeiro disco de inéditas de Peter Gabriel em 22 anos
•
Rock - De Bowie ao século 21
Peter Gabriel, Coldplay, Guns N' Roses, Linkin Park e mais...
Flashback
Peter Gabriel, Elton John, Pink Floyd, Red Hot Chili Peppers e mais...
Rock Clássico
Peter Gabriel, Elton John, The Beatles, Pink Floyd e mais...
Rock - Das Raízes ao Progressivo
The Beatles, Pink Floyd, Elvis Presley, Queen e mais...
Hits Anos 80
Guns N' Roses, Elton John, Michael Jackson, Bon Jovi e mais...
Sertanejo Hits
Henrique e Juliano, Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Luan Santana e mais...
+2
Um dos músicos mais criativos dos dias de hoje, a carreira de Peter Gabriel sempre foi marcada por inovações, desde o início, em 1966, na banda de rock progressivo Genesis. Atuando como flautista e vocalista, formou a banda no início dos anos 70, junto com os amigos da escola Charterhouse School, a banda era formada no início por vários músicos, sendo os que se manteram até o final (a banda acabou declaradamente em 1996): Phil Collins (baterista, que se tornaria o líder do grupo, com a saída de Gabriel), Tony Banks e Michael Rutherford. Com Gabriel na proa da banda, o Genesis ficou famoso por seus espetáculos sofisticados, sua música complexa (Gabriel afirmava que as músicas da banda nada mais seriam do que "viagens" deles que eram registradas no papel) e principalmente por efeitos cênicos (Gabriel aparecia nos shows vestindo máscaras e usando fantasias).
O sucesso do Genesis veio com o álbun "Foxtrot" (1972), muito bem recebido pela crítica, mesmo apresentando uma musicalidade complexa. Enfim, a saída de Gabriel do grupo seria inevitável, uma vez que ele que recebia toda a fama e reconhecimento como o principal membro do grupo. Sua saída do Genesis se deu em 1975.
Então, Peter Gabriel passou para um tipo de música descompromissada com o progressivo, lidando mais com o Folk e a World Music e também ao pop. Na realidade, quando Gabriel não se dedicava a world music, se dedicava ao pop, sempre mesclando características de ambos.
O primeiro álbum solo seria lançado em 1977, chamando-se "Peter Gabriel", fazendo sucesso com a música Solsbury Hill, que na realidade seria um lamento irônico com a sua separação do Genesis.
Entretanto, nos anos 80, seria mostrada ao mundo as sementes da World Music. Peter Gabriel, David Byrne e outros músicos passam a colocar em seus trabalhos músicas de outras regiões do mundo até então desconhecidas. Batuques africanos e música religiosa indiana passam a receber contornos pop.
No ano de 1986, porém, Peter Gabriel se torna um superstar, com o álbum So. Hits como In (ficou no top 30 americano), Don't Give Up (feat. Kate Bush) (com Kate Bush) ganham as paradas. Mas o grande hit desse álbum e que realmente estorou no mundo inteiro foi a pop-funkeada Sledgehammer, impulsionada também pelo videoclipe que até hoje mantém o título de clipe mais executado na MTV, recorde ainda não quebrado. Gabriel também trabalhou na trilha sonora do filme "Passion", de 1989, também de grande sucesso.
Nos anos 90, Gabriel lança "Us", de 1993, e mais de dez anos depois lança "Up" (2002), com grande sucesso de crítica e público.
Seu mais recente disco é "Scratch My Back" lançado no ano passado (2010).
Fonte: whiplash.net
Site oficial
www.petergabriel.com