Levantei de manhã cedo sem vingança e sem despeito Primeiro falei com Deus agradeci do meu jeito O meu Deus agradecido tive um sono bom no leito Com a presença de Deus o que eu faço sai bem feito Abracei minha viola apertei ela no peito Minha enxada é a viola já cheguei no pé do eito.
Quem nunca pegou num livro não pode ser bacharel Soldado que faz bagunça vive preso no quartel E quem carrega no peito a estrela de Israel Não falta na sua mesa o pão e também o mel Só recebe cinco estrelas quem passou de coronel Quem planta o bem na terra colhe um bom lugar no céu.
Antes de comer pamonha primeiro se lambe a palha Antes de qualquer vitória primeiro tem a batalha Primeiro se trava a luta pra depois ver a medalha O colar de boi é canga roupa de burro é cangalha Não foge de canivete quem quebrou muitas navalhas Onde tem homem direito não tem lugar pra canalha.
Primeiro conheço a moça pra depois falar com ela Primeiro namoro limpo respeitando a donzela Depois falo com seus pais tem cartório e tem capela O cartório tem caneta na igreja tem a vela Só depois do casamento eu caio nos braços dela Quem casa faz uma cruz pra viver cravado nela.
Compositores: Lourival dos Santos (Lourival Santos), Jose Dias Nunes (Tiao Carreiro) ECAD: Obra #2676910 Fonograma #1324089