De quem será a culpa? Estamos ao deus dará E nada de estudar Parar para pensar Tentar se aprimorar Pro futuro enxergar Pra vida melhorar Minha, sua, de quem será? Vivo a me perguntar
A repressão vem de berço, mas aí, a culpa é de quem: Dos pais, do governo, da escola, do educando ou do educador? Produtivo, espaço- cultural permanente Será o suficiente para tornar familiar o ambiente Cidadania resgatar a auto-estima do aluno Desenvolvimentos necessários pra obter Futuro, prosseguir e ser lançado no mercado de trabalho Como um profissional cidadão formado, é claro Metas são melhorar a unidade escolar Para o desenvolvimento do aluno melhor tornar, Estabelecer limites para uma melhor convivência, Visando o bem do estudante, aprimorando garantir Acesso ao conjunto social A reintegração do jovem, o desempenho é fundamental Tudo errado mas não impossível Não podemos mudar o ensino do Brasil apenas com isso Informação, conscientização, boa relação Entre educando e educador, observando a progressão, Formação como um cidadão comum Para que o educando não se torne apenas mais um Nada que o prenda de maneira sensata - Porque carência de cultura não é coisa passada - Possibilitando aprender, a conhecer, a fazer, a viver. Com os outros a ser alguém Correr atrás de um futuro próspero, Mostre que é capaz. Deveres a serem cumpridos, Se não houver investimentos, não haverá objetivos Estudar, refletir parar pra pensar. Tudo isso falta. E a culpa de quem será?
Refrão:
Menino não faça isso! Menina não faça aquilo! Não é pra mexer em nada, viu? A maior parte das famílias preferem a criança comportada Menos viva, menos criativa, a criança criativa dá muito mais trabalho. Ai, inicia-se o processo de inibição Mina, mano do espírito exploratório criador Do ser humano, se tá ligado. Mais tarde na educação formal, O processo é continuado TU - DO - ERRADO Quais são as escolas que incentivam a criatividade? Raríssimas, eu não conheço na cidade. A maioria das escolas incentiva à reprodução A escola não incentiva à reflexão, Pelo contrário, ela ensina que pra cada desafio só há um atalho, Só há uma resposta A CERTA E se você for forte depois de todos esses golpes Ainda conseguir manter, então, Um pouco de espírito de criação, inovação, Não se preocupe não na reta. A sociedade se encarregará de destruir o que resta Só há uma resposta A CERTA E é reprimido se fugir do esquema Idéias novas criativas sempre geram problemas Dúvidas, medo, insegurança Dando um ponto final no mundo cheio de esperanças Benfeitorias para a humanidade Jogando Einstein nos piores cantos da cidade, Atrofiamos nossos gênios sem querer e sem maldade Privados de liberdade amontoados em unidades. De quem será a culpa? Minha? Sua? Sociedade? Achar a resposta, quem sabe?
Refrão
Compositores: Jodson do Nascimento Silva (Joul), Wagner de Oliveira Jose (Sasquat) ECAD: Obra #18006759