Queen - Live At The Rainbow '74
E é para lá que esse lançamento - que sai em diversas configurações - nos leva. Para um tempo em que o grupo ainda buscava se destacar, mas já dava sinais de que não demoraria muito para que a tão sonhada consagração chegar.
Como o nome já diz, "Live At The Rainbow '74" flagra a banda no lendário teatro que hoje é a sede da Igreja Universal em Londres. A edição mais completa traz, em um CD duplo, os dois shows que a banda fez lá neste ano, além de um DVD com imagens do segundo show e muito material gráfico de bônus (incluindo uma cópia do ingresso que o pai do guitarrista Brian May usou para entrar no espetáculo).
![Queen](https://www.vagalume.com.br/queen/images/105552.jpg)
A audição ganha interesse pelo fato de quase todas esses músicas terem sido abandonadas nos shows posteriores do quarteto - a grande exceção é "Seven Seas Of Rhye" que, depois de passar um bom tempo longe do repertório deles, voltaria a ter posição de destaque nas duas últimas turnês da banda.
Também é curioso ver que o medley com hits dos anos 50 já marcava presença nos concertos do grupo desde o início.
![Queen](https://www.vagalume.com.br/queen/images/104039.jpg)
O setlist desse show traz obviamente mais faixas do álbum então recém-lançado, ainda que o esqueleto do espetáculo mantenha-se mais ou menos imutável.
O show também traz outra momento que se tornaria marca registrada da banda: o final com uma versão de "God Save The Queen" o hino da Grã Bretanha.
"Live At The Rainbow '74" é assim um documento histórico de uma das maiores bandas de todos os tempos. E chega a ser quase desnecessário recomendá-lo para os fãs do grupo e de classic rock em geral.
Veja um trecho do DVD que acompanha a edição deluxe de "Live At The Rainbow '74"
Ryan Adams - Ryan Adams
![Ryan Adams](https://www.vagalume.com.br/ryan-adams/images/105503.jpg)
Enfim, depois de dois álbuns excelentes, o ex-líder do igualmente ótimo Whiskeytown, basicamente se autossabotou. Além de enfrentar problemas com dependência química, que acabaram resultando em shows irregulares ou mesmo catastróficos, ele também passou a lançar discos de forma frenética.
Se nos anos 60 e 70 era até desejável que um artista lançasse ao menos um trabalho por ano, nos tempos atuais isso já não é mais algo interessante - da enorme quantidade de música que temos à disposição. E isso fica ainda mais complicado boa parte desses discos ficam no máximo dentro da média.
![Ryan Adams](https://www.vagalume.com.br/ryan-adams/images/105556.jpg)
O nascimento do álbum foi complicado e envolveu até o abandono por completo de outro disco que já estava pronto e cujas gravações custaram mais de U$100 mil. Por isso ele demorou três anos para sair.
Claro que os fãs agora estão doidos para ouvir esse outro disco - e ele uma hora ou outra virá à luz seja de forma oficial ou não - mas por ora basta dizer que "Ryan Adams" é muito provavelmente o melhor lançamento dele desde seus já citados dois primeiros álbuns ("Heartbreaker" de 2000 e "Gold" do ano seguinte).
Ouça "Gimme Something Good" com Ryan Adams presente em seu álbum homônimo
Cachorro Grande - Costa Do Marfim
![Cachorro Grande](https://www.vagalume.com.br/cachorro-grande/images/105546.jpg)
Bom, parece que a banda também se deu conta de que seu som estava se tornando formulaico e decidiu que havia chegado a hora de dar uma guinada radical em sua música.
Para isso os gaúchos chamaram o maior porra-louca do rock brasileiro, seu conterrâneo Edu K (do De Falla), para produzir o disco.
![Cachorro Grande](https://www.vagalume.com.br/cachorro-grande/images/105478.jpg)
E foi assim que nasceu esse "Costa Do Marfim", um álbum surpreendente e que tem tudo para ser lembrado como um dos melhores discos de rock brasileiro de 2014 com sua mistura de rock, psicodelia, world music galhofeira e música eletrônica.
É bom dizer que o som da banda está mudado, mas que ele não se descaracterizou. Dessa forma é ótimo ouvir o rock clássico da banda abrindo espaço para as influências de Primal Scream, David Bowie e, principalmente, o rock dançante praticado pelo Kasabian.
A mistura do rock cru da banda com os truques de estúdio de Edu K funciona bem, e surpreende ver como o som tradicionalmente cru deles casou bem com a instrumentação eletrônica.
Ouça "Como Era Bom" com o Cachorro Grande, presente no álbum "Costa Do Marfim"
Comentários