"Humanz" quinto álbum dos Gorillaz, foi lançado hoje e, mais uma vez, chegou repleto de participações especiais (veja mais aqui). Mas houve também gente que foi convidada e não quis fazer parte do álbum da banda virtual.
Damon Albarn, o líder do projeto, revelou em entrevista, alguns dos nomes com quem ele tentou trabalhar, mas que não foram adiante, O cantor e compositor, disse que não se incomoda com essas rejeições e que nunca as leva para o lado pessoal, deixando assim aberto o caminho para que eles mudem de opinião no futuro. Veja alguns desses nomes.
Albarn disse que conversou bastante com a veterana cantora anglo-nigeriana e que uma participação dela no novo álbum estava quase certa, mas no final ele acabou não acontecendo.
Uma pena, porque seria curioso ouvir a voz de clássicos como "Smooth Operator" e "Your Love Is King" em um álbum da banda virtual.
Poderia ter sido um dos "encontros do século", infelizmente ainda não foi dessa vez que dois dos nomes mais influentes e fundamentais do rock inglês se encontraram no estúdio.
Albarn garante que trocou vários e-mails com o ex-vocalista dos Smiths e que acreditava que a parceria estava prestes a se concretizar, mas, talvez de forma esperada, Moz acabou dizendo não.
"Humanz" conta com a voz de grandes, e antológicas, vozes femininas - Grace Jones, Mavis Staples e Carly Simon entre elas - mas uma grande dama da música americana não quis tomar parte do projeto.
Segundo Albarn, Dionne Warwick se interessou pelo convite, mas mudou de ideia ao ver que a letra da canção tinha palavras que a artista, por motivos religiosos, não se sentia confortável em cantar. Damon não disse se a faixa acabou gravada mesmo sem ela e nem sobre a parte da letra que a incomodou.