Dois sites dedicados a cobrir o mundo da música publicaram suas listas de 100 melhores álbuns da década: o Stereogum e o Consequence of Sound, ambos americanos. Os dois rankings têm bastante coisa em comum, mas divergiram no primeiro lugar. Para o COS, "Lemonade" de Beyoncè (2016) foi o grande trabalho lançado entre 2010 e 2019. O Stereogum elegeu "To Pimp A Butterfly" de Kendrick Lamar (2015) como o disco que definiu os últimos dez anos
Um disco que "através de som, letras e visuais estabeleceu um padrão sobre o que um álbum poderia fazer: te atrair, chamar a sua atenção, fazer com que você se questionasse, sua sociedade e seu próprio conforto, tudo isso enquanto ao mesmo tempo que de alguma forma de mantinha entretido", disse a jornalista Erica Campbell sobre "Lemonade", que ficou em 33° lugar no outro ranking.
Para Ryan Leas do Stereogum, em seu texto sobre o já clássico disco de Kendrick Lamar (que ficou em segundo no top 100 do COS) mais do que nunca nós precisamos de vozes como a do rapper, "precisamos de obras de arte como essa, lutando pela alma de um país".
Comentários