Renato Barros, o líder-fundador do Renato e Seus Blue Caps, morreu hoje (28) aos 76 anos. O guitarrista estava internado há dez dias no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá. Barros sofreu complicações depois de uma cirurgia cardíaca.
O grupo, fundado em 1960, era um dos mais antigos em atividade ininterrupta do mundo. Ainda que sejam identificados especialmente com a Jovem Guarda, os Blue Caps de Renato já estavam fazendo história anteriormente. O segundo disco deles, de 1963, tinha um ainda desconhecido Erasmo Carlos nos vocais. Foram eles também que acompanharam Roberto Carlos em "Splish Splash", o primeiro hit do cantor.
Os dois LPs seguintes, "Viva A Juventude!" e "Um Embalo Com Renato E Seus Blue Caps", também venderam bastante e estão entre os mais emblemáticos da Jovem Guarda. Barros também teve uma carreira como produtor, compositor e músico. "" de Leno & Lilian foi escrita por ele em parceria com Lilian. Ele também foi autor de duas das canções mais pesadas de todo o repertório de Roberto Carlos: "Você Não Serve Pra Mim" (1967) e "Não Há Dinheiro Que Pague" (1968).
Mesmo com o declínio comercial da Jovem Guarda, o grupo seguiu gravando com regularidade, eles lançaram 19 discos entre 1962 e 1983. Depois disso os álbuns começaram a rarear, foram apenas três: "Batom Vermelho" (o último com material inédito, de 1987), mais um trabalho pela Som Livre em 1996, com muitas regravações e um ao vivo em 2002 pela Warner. Mesmo longe dos estúdios, e com mudanças na formação, eles seguiram fazendo shows cheios de nostalgia por todo o país.