Há exatos 60 anos, uma revolução no mundo da música começava a tomar forma. Foi em um 22 de março de 1963 que as lojas de disco da Inglaterra amanheceram com "Please Please Me" em suas prateleiras.
O álbum saiu depois do sucesso moderado de "Love Me Do", o primeiro single do quarteto, que chegou ao 17° lugar da parada, e do estrondo do segundo compacto "Please Please Me", esse sim o marco inicial da Beatlemania em terreno britânico, que chegou ao topo da maioria das paradas locais em janeiro. Não à toa, o álbum teve como título a sua faixa mais conhecida.
O disco é daqueles difíceis de se analisar de forma imparcial. Será que se a banda não tivesse feito mais nada depois o álbum seria tão celebrado?
Quem garante que ele não estaria esquecido como um artefato de uma época em que os ingleses achavam que também podiam fazer rock? A resposta é impossível, então só nos resta analisar o disco pelo que ele é.
Apesar de ser um álbum de uma época onde os singles é que eram importantes e os LPs traziam quatro ou cinco sucessos e eram completados com os chamados "fillers" (algo como "encheção de linguiça") a estreia dos Beatles até que é razoavelmente concisa e sem tanta embromação.
É claro que, se comparado com o que fariam nos sete anos seguintes, esse talvez seja até um álbum menor do quarteto, se é que pode-se chamar um disco deles assim, o que não se nega, é que mesmo em 2023, "Plaease Please Me" pode ser ouvido com prazer e não somente como "documento histórico".
Isso é resultado do clima de urgência e animação que ele ainda exala. Basta dizer que dez de suas quatorze faixas foram gravadas no dia 11 de fevereiro, em pouco menos de dez horas. Não à toa, John Lennon praticamente acabou com o que restava de sua voz na hora de colocar os vocais em "Twist And Shout", a última música a ser registrada.
As gravações foram feitas em apenas dois canais, ou seja, quase tudo ali foi gravado ao vivo e sem muito tempo para emendas, overdubs ou takes consecutivos. O que só prova o quão entrosados eles estavam. Havia também um outro fator importante no álbum. Boa parte do material foi composto por John Lennon e Paul McCartney. Nessa época ainda não era comum que os intérpretes também compusessem, mas em breve isso logo mudaria.
Os destaques
Entre as 14 faixas do álbum o destaque maior fica mesmo para a faixa título que, como já dissemos, foi o primeiro número 1 do grupo na Inglaterra. Entre as composições originais o outro grande clássico é "I Saw Her Standing There" um rock básico, mas também muito melódico que Paul McCartney adora cantar até hoje. Lennon brilha na balada "Misery", uma canção de melodia e letra simples, mas que já não deixa de apontar o brilhante compositor confessional que emergiria mais pra frente. "Please Plaese Me" também trazia : "Love Me Do" e o seu lado B, "".
A agitada "There's A Place" também é das melhores músicas da fase embrionária do quarteto. Dentre as versões, vale destacar além de "Twist And Shout", que logo se tornou um clássico, o bom gosto deles na seleção de canções alheias.
"Anna (Go To Him)", do injustamente esquecido Arthur Alexander, talvez seja a melhor delas, mas "Baby It's You", de Burt Bacharach, que faleceu recentemente, gravada originlamente pelas Shirelles, não fica atrás.
Outro ponto de interesse estava no fato de todos no grupo terem espaço para brilhar. Ainda que as atenções recaíssem naturalmente para Lennon e McCartney, tanto Ringo Starr, com "Boys", quanto George Harrison, com "Do You Want To Know A Secret?" e "Chains", tiveram seus momentos para fazer o vocal principal (no LP seguinte, o guitarrista faria sua estreia como compositor).
EUA e Brasil
Se a Inglaterra já estava dominada, o resto do mundo ainda precisaria de mais tempo para se render à Beatlemania. Nos EUA, a Capitol não quis lançar "Please Please Me", por não achar que haveria interesse na América pelo rock feito na Inglaterra. As faixas então foram licenciadas para a pequena Vee Jay records que, em janeiro de 1964, colocou no mercado "Introducing... The Beatles" com a maioria das faixas do álbum inglês.
O disco passou batido e viria a se tornar um dos álbuns mais raros, e caros, do planeta, até por ter saído rapidamente de catálogo. Assim que a banda estourou, a Capitol reassumiu seu direito natural de editar as gravações, mas sem seguir os lançamentos originais, de forma que as músicas de "Please Please Me" foram espalhadas em vários discos.
No Brasil a situação foi semelhante. O primeiro LP do grupo a sair por aqui foi "Beatlemania" em março de 1964. O disco trazia boa parte das músicas, e a foto da capa, de "With The Beatles", o segundo álbum da banda no Reino Unido, acrescido dos hits "She Loves You e "I Want To Hold Your Hand".
Pode ser difícil de acreditar, mas "Please Please Me", conforme foi lançado originalmente pela banda, só saiu no Brasil em 1975. Nos Estados Unidos então, ele só começou a ser vendido em 1987, quando o catálogo da banda foi padronizado para o lançamento em CD.
Ouça o álbum:
O álbum saiu depois do sucesso moderado de "Love Me Do", o primeiro single do quarteto, que chegou ao 17° lugar da parada, e do estrondo do segundo compacto "Please Please Me", esse sim o marco inicial da Beatlemania em terreno britânico, que chegou ao topo da maioria das paradas locais em janeiro. Não à toa, o álbum teve como título a sua faixa mais conhecida.
O disco é daqueles difíceis de se analisar de forma imparcial. Será que se a banda não tivesse feito mais nada depois o álbum seria tão celebrado?
Quem garante que ele não estaria esquecido como um artefato de uma época em que os ingleses achavam que também podiam fazer rock? A resposta é impossível, então só nos resta analisar o disco pelo que ele é.
Apesar de ser um álbum de uma época onde os singles é que eram importantes e os LPs traziam quatro ou cinco sucessos e eram completados com os chamados "fillers" (algo como "encheção de linguiça") a estreia dos Beatles até que é razoavelmente concisa e sem tanta embromação.
É claro que, se comparado com o que fariam nos sete anos seguintes, esse talvez seja até um álbum menor do quarteto, se é que pode-se chamar um disco deles assim, o que não se nega, é que mesmo em 2023, "Plaease Please Me" pode ser ouvido com prazer e não somente como "documento histórico".
Isso é resultado do clima de urgência e animação que ele ainda exala. Basta dizer que dez de suas quatorze faixas foram gravadas no dia 11 de fevereiro, em pouco menos de dez horas. Não à toa, John Lennon praticamente acabou com o que restava de sua voz na hora de colocar os vocais em "Twist And Shout", a última música a ser registrada.
As gravações foram feitas em apenas dois canais, ou seja, quase tudo ali foi gravado ao vivo e sem muito tempo para emendas, overdubs ou takes consecutivos. O que só prova o quão entrosados eles estavam. Havia também um outro fator importante no álbum. Boa parte do material foi composto por John Lennon e Paul McCartney. Nessa época ainda não era comum que os intérpretes também compusessem, mas em breve isso logo mudaria.
Os destaques
Entre as 14 faixas do álbum o destaque maior fica mesmo para a faixa título que, como já dissemos, foi o primeiro número 1 do grupo na Inglaterra. Entre as composições originais o outro grande clássico é "I Saw Her Standing There" um rock básico, mas também muito melódico que Paul McCartney adora cantar até hoje. Lennon brilha na balada "Misery", uma canção de melodia e letra simples, mas que já não deixa de apontar o brilhante compositor confessional que emergiria mais pra frente. "Please Plaese Me" também trazia : "Love Me Do" e o seu lado B, "".
A agitada "There's A Place" também é das melhores músicas da fase embrionária do quarteto. Dentre as versões, vale destacar além de "Twist And Shout", que logo se tornou um clássico, o bom gosto deles na seleção de canções alheias.
"Anna (Go To Him)", do injustamente esquecido Arthur Alexander, talvez seja a melhor delas, mas "Baby It's You", de Burt Bacharach, que faleceu recentemente, gravada originlamente pelas Shirelles, não fica atrás.
Outro ponto de interesse estava no fato de todos no grupo terem espaço para brilhar. Ainda que as atenções recaíssem naturalmente para Lennon e McCartney, tanto Ringo Starr, com "Boys", quanto George Harrison, com "Do You Want To Know A Secret?" e "Chains", tiveram seus momentos para fazer o vocal principal (no LP seguinte, o guitarrista faria sua estreia como compositor).
EUA e Brasil
Se a Inglaterra já estava dominada, o resto do mundo ainda precisaria de mais tempo para se render à Beatlemania. Nos EUA, a Capitol não quis lançar "Please Please Me", por não achar que haveria interesse na América pelo rock feito na Inglaterra. As faixas então foram licenciadas para a pequena Vee Jay records que, em janeiro de 1964, colocou no mercado "Introducing... The Beatles" com a maioria das faixas do álbum inglês.
O disco passou batido e viria a se tornar um dos álbuns mais raros, e caros, do planeta, até por ter saído rapidamente de catálogo. Assim que a banda estourou, a Capitol reassumiu seu direito natural de editar as gravações, mas sem seguir os lançamentos originais, de forma que as músicas de "Please Please Me" foram espalhadas em vários discos.
No Brasil a situação foi semelhante. O primeiro LP do grupo a sair por aqui foi "Beatlemania" em março de 1964. O disco trazia boa parte das músicas, e a foto da capa, de "With The Beatles", o segundo álbum da banda no Reino Unido, acrescido dos hits "She Loves You e "I Want To Hold Your Hand".
Pode ser difícil de acreditar, mas "Please Please Me", conforme foi lançado originalmente pela banda, só saiu no Brasil em 1975. Nos Estados Unidos então, ele só começou a ser vendido em 1987, quando o catálogo da banda foi padronizado para o lançamento em CD.
Ouça o álbum: