Há 40 anos, o primeiro álbum da cantora que, anos depois, seria coroada como a "Rainha do Pop", começou a chegar às lojas dos Estados Unidos. Trazendo apenas o nome da nova artista na capa e uma foto dela cheia de estilo, "Madonna" não explodiu logo de cara, mas, aos poucos, conquistou o público e abriu caminho para o que viria mais tarde.
O LP tinha apenas oito faixas e foi feito depois que o primeiro single da artista teve uma boa aceitação nas pistas de dança - o contrato inicial de Madonna com a Sire Records previa a gravação de três compactos, com a opção de um álbum, se a companhia assim o quisesse.
"Everybody" já tinha mais de um ano de lançado quando o LP saiu. O single sequer trazia a cantora na capa - o que levou muita gente a pensar que a faixa tinha sido feita por uma cantora negra. O clipe da música, de baixíssimo orçamento, serviu para que qualquer tipo de dúvida se dissipasse.
Mesmo sem ser um grande estouro, ela não entrou nas 100 mais dos EUA, a canção ficou em terceiro na parada de dance music - um ranking onde Madonna viria a dominar por várias décadas.
Uma curiosidade, esta foi a canção que apresentou a artista aos brasileiros. "Everybody" tocou nas nossas rádios e foi incluída na trilha sonora internacional da novela "Final Feliz", lançada no primeiro semestre de 1983.
O single seguinte saiu em março de 1983, e foi um "double A side", significando que as duas faixas tinham a mesma importância. Das duas, "Burning Up" se mostrou mais bem sucedida que "Physical Attraction". Ainda assim, nenhuma delas também entrou no Hot 100 da Billboard. Pelo menos o terceiro lugar no ranking de música para dançar foi mantido.
Madonna estava com 24 anos quando as gravações do disco terminaram. Ou seja, era jovem, mas longe de ser uma garotinha. Após anos de batalha, finalmente as coisas começavam a andar para ela.
Isso não significa que tudo correu de maneira tranquila. A cantora já era dona de uma personalidade forte, de artista que sabia bem o que queria, e o trabalho com o produtor Reggie Lucas não foi dos mais suaves.
Lucas, vinha do mundo do jazz e já havia tocado com Miles Davis. Madonna estava buscando um som mais forte, mais para as pistas do que para o rádio, não por acaso é dele o momento mais "radiofônico" do LP: "Borderline", verdadeira obra-prima do pop que chegaria ao 10° lugar nos EUA.
Para trazer esse som mais pesado, John "Jellybean" Benitez entrou em cena para dar os retoques finais no trabalho. Jellybean remixou três faixas e produziu aquele que seria o primeiro grande hit da artista: "Holiday".
Lançado em single depois que o álbum já estava nas lojas, ele se tornou o primeiro compacto da cantora a entrar no top 20 dos EUA, em 16° lugar, e também o primeiro número 1 dela na parada de dance music.
Se tem uma canção desse disco que Madonna realmente ama é "Holiday". Desde o seu lançamento, raramente ela ficou de fora dos setlists da cantora.
"Madonna" não vendeu muito inicialmente, ele estreou no 190° lugar. A força de seus singles, houve ainda "Lucky Star", primeira música da artista a ficar no top 10 americano, fez dele o chamado "slow climber", aquele disco que, aos poucos, vai galgando posições. Um ano depois de seu lançamento, e com "Like A Virgin" já na boca do forno, ele bateu no oitavo lugar.
Se no começo, os críticos não trataram o LP com muita atenção, isso mudaria com o passar dos anos. A estreia de Madonna hoje é vista não só como o primeiro passo de uma carreira única na música pop, mas um disco que envelheceu muito bem e não é incomum vê-lo em listas de grandes álbuns de todos os tempos.
Ouça:
O LP tinha apenas oito faixas e foi feito depois que o primeiro single da artista teve uma boa aceitação nas pistas de dança - o contrato inicial de Madonna com a Sire Records previa a gravação de três compactos, com a opção de um álbum, se a companhia assim o quisesse.
"Everybody" já tinha mais de um ano de lançado quando o LP saiu. O single sequer trazia a cantora na capa - o que levou muita gente a pensar que a faixa tinha sido feita por uma cantora negra. O clipe da música, de baixíssimo orçamento, serviu para que qualquer tipo de dúvida se dissipasse.
Mesmo sem ser um grande estouro, ela não entrou nas 100 mais dos EUA, a canção ficou em terceiro na parada de dance music - um ranking onde Madonna viria a dominar por várias décadas.
Uma curiosidade, esta foi a canção que apresentou a artista aos brasileiros. "Everybody" tocou nas nossas rádios e foi incluída na trilha sonora internacional da novela "Final Feliz", lançada no primeiro semestre de 1983.
O single seguinte saiu em março de 1983, e foi um "double A side", significando que as duas faixas tinham a mesma importância. Das duas, "Burning Up" se mostrou mais bem sucedida que "Physical Attraction". Ainda assim, nenhuma delas também entrou no Hot 100 da Billboard. Pelo menos o terceiro lugar no ranking de música para dançar foi mantido.
Madonna estava com 24 anos quando as gravações do disco terminaram. Ou seja, era jovem, mas longe de ser uma garotinha. Após anos de batalha, finalmente as coisas começavam a andar para ela.
Isso não significa que tudo correu de maneira tranquila. A cantora já era dona de uma personalidade forte, de artista que sabia bem o que queria, e o trabalho com o produtor Reggie Lucas não foi dos mais suaves.
Lucas, vinha do mundo do jazz e já havia tocado com Miles Davis. Madonna estava buscando um som mais forte, mais para as pistas do que para o rádio, não por acaso é dele o momento mais "radiofônico" do LP: "Borderline", verdadeira obra-prima do pop que chegaria ao 10° lugar nos EUA.
Para trazer esse som mais pesado, John "Jellybean" Benitez entrou em cena para dar os retoques finais no trabalho. Jellybean remixou três faixas e produziu aquele que seria o primeiro grande hit da artista: "Holiday".
Lançado em single depois que o álbum já estava nas lojas, ele se tornou o primeiro compacto da cantora a entrar no top 20 dos EUA, em 16° lugar, e também o primeiro número 1 dela na parada de dance music.
Se tem uma canção desse disco que Madonna realmente ama é "Holiday". Desde o seu lançamento, raramente ela ficou de fora dos setlists da cantora.
"Madonna" não vendeu muito inicialmente, ele estreou no 190° lugar. A força de seus singles, houve ainda "Lucky Star", primeira música da artista a ficar no top 10 americano, fez dele o chamado "slow climber", aquele disco que, aos poucos, vai galgando posições. Um ano depois de seu lançamento, e com "Like A Virgin" já na boca do forno, ele bateu no oitavo lugar.
Se no começo, os críticos não trataram o LP com muita atenção, isso mudaria com o passar dos anos. A estreia de Madonna hoje é vista não só como o primeiro passo de uma carreira única na música pop, mas um disco que envelheceu muito bem e não é incomum vê-lo em listas de grandes álbuns de todos os tempos.
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