"The Magdalene Song" canção inédita de Sinéad O' Connor, morta em julho passado, foi ouvida no episódio final de "The Woman in the Wall". Exibida pela BBC, a minissérie conta a história de Lorna, e o que acontece depois que ela encontra o cadáver de uma mulher em sua casa. A personagem, vivida pela atriz Ruth Wilson, sofre com traumas que remontam à época em que ficou internada em uma das "Lavanderias de Madalena", ou "Asilos de Madalena",
Essa instituição irlandesa, costumava receber as chamadas "mulheres perdidas" (geralmente as que engraviddavam antes do casamento) entre os séculos 18 e 20. A ordem se viu no centro de um grande escândalo no começo deste século - com a revelação de um histórico de enormes abusos sofridos pelas internas dentro de suas dependências.
Sinéad, sempre foi crítica em relação aos abusos praticados pela igreja católica. Portanto, não surpreende que tenha feito uma música sobre o assunto e entregue para ser usada no programa.
A própria cantora chegou a viver um tempo em uma dessas casas nos anos 80. O'Connor disse que a época dos abusos realmentre cruéis já haviam passado, mas que os castigos aplicados ainda eram violentos - ela relembrou de quando foi obrigada a dormir no mesmo lugar onde as freitas que estavam à beira da morte ficavam. Uma experiência que descreveu como aterradora.
Segundo o produtor David Holmes que trabalhou no derradeiro, e ainda inédito, trabalho final de Sinéad, "'The Magdalene Song" é uma canção de duas metades bem distintas. "A primeira é comovente, e a segunda é rebeldia pura."
Ouça:
Essa instituição irlandesa, costumava receber as chamadas "mulheres perdidas" (geralmente as que engraviddavam antes do casamento) entre os séculos 18 e 20. A ordem se viu no centro de um grande escândalo no começo deste século - com a revelação de um histórico de enormes abusos sofridos pelas internas dentro de suas dependências.
Sinéad, sempre foi crítica em relação aos abusos praticados pela igreja católica. Portanto, não surpreende que tenha feito uma música sobre o assunto e entregue para ser usada no programa.
A própria cantora chegou a viver um tempo em uma dessas casas nos anos 80. O'Connor disse que a época dos abusos realmentre cruéis já haviam passado, mas que os castigos aplicados ainda eram violentos - ela relembrou de quando foi obrigada a dormir no mesmo lugar onde as freitas que estavam à beira da morte ficavam. Uma experiência que descreveu como aterradora.
Segundo o produtor David Holmes que trabalhou no derradeiro, e ainda inédito, trabalho final de Sinéad, "'The Magdalene Song" é uma canção de duas metades bem distintas. "A primeira é comovente, e a segunda é rebeldia pura."
Ouça: