A convite do NME, Chris Martin criou uma playlist para ser dividida com os sesu fãs. O vocalista do Coldplay, que lança "Moon Music", seu novo álbum, nesta sexta-feira (4) selecionou dez músicas que demonstram o seu ecletismo musical - a seleção vai de Strauss, Frank Sinatra e Nina Simone a Destny's Child e Missy Elliott, passando por R.E.M., The Verve e Flaming Lips.

Durante a conversa com o site, o cantor expressou grande admiração por músicos que têm a habilidade de reinventar seus estilos, descrevendo faixas como "It Makes You Forget (Itgehane)", da coreana Peggy Gou, como brilhantes, elogiando sua capacidade de criar ritmos contagiantes.

The Verve
Ele também não poupa elogios a "Bittersweet Symphony", clássico do The Verve, lançado em 1997. Martin, diz que a faixa foi monumental em sua juventude, impactando profundamente sua visão sobre música.

Ele vai além e diz que a composição de Richard Ashcroft é a canção mais importante de sua vida e conta que, se tivesse que escolher uma única música para representar a era das grandes bandas britânicas dos anos 90, ‘Bittersweet Symphony' seria sua escolha definitiva.

Outro momento marcante na vida do artista foi ver as Destiny's Child, durante uma gravação do programa "Top of The Pops", quando estava lá com o Coldplay, provavelmente para cantar "Yellow", que lhe mostrou uma nova dimensão de brilho e sofisticação com ‘Independent Women'. "Até hoje a Beyoncé é uma pessoa que me inspira e por quem tenho reverência."

Frank Sinatra
In the Wee Small Hours of the Morning, na voz de Frank Sinatra, também foi selecionada, com Chris afirmando que este álbum de Sinatra, especialmente por conta dos arranjos de Nelson Riddle, ressoou fortemente com ele em um momento mais maduro de sua vida.

Saindo dos anos 50 para chegar em 2024, Chris Martin se entusiasma ao falar dos Fontaines D.C., banda que estará no próximo Lollapalooza. "É corajoso, é inovador, tem alma, a letras é incrível, a melodia e a produção também. Eles são o tipo de banda que mantém todas as outras em alerta."

Martin selecionou as seguintes músicas:

Destiny's Child
1 - "It Makes You Forget (Itgehane)" - Peggy Gou ("ela é um gênio no que me diz respeito")

2 - "Bittersweet Symphony" - The Verve ("qualquer lista com músicas que eu gosto precisa ter esta")

3 - "Independent Women" - Destiny's Child ("essa foi a primeira música que me fez ver o quão boa Beyoncé é")

4 - "In the Wee Small Hours of the Morning" - Frank Sinatra ("chega um momento na vida em que você percebe, como diria o (grupo fictício) Spinal Tap, que ninguém amou e perdeu como Frank.")

5 - "Feeling Good" - Nina Simone ("Eu coloco no panteão dos grandes humanos que jpa viveram")

R.E.M.
6 - "Nightswimming" - R.E.M. ("com eles, eu percebi que você podia ter uma ótima banda sem nenhum músico virtuoso se tem o dom de criar canções e se importar profundamente com o que está fazendo. O R.E.M. me ensinou essa lição."

Fontaines D.C.
7 - "Starburster" - Fontaines D.C. ("quando os ouvi pela primeira evz eu senti ciúmes, que é o maior elogio que posso fazer").

8 - "Die Fledermaus - Overture" - Johann Strauss II ("Se essa música saísse amanhã, ela ainda seria um sucesso à sua maneira. Até mesmo a barreira entre música ‘clássica' e ‘moderna' está sendo apagada agora")

The Flaming Lips
9 - "The Spark That Bled" - The Flaming Lips ("o vocalista Wayne Coyne foi a primeira pessoa que vi em carne e osso, sendo realmente ele mesmo. Mudou minha vida.”)

10 - "Work It" - Missy Elliott ("me lembro de ver o clipe no estúdio e me perguntar de onde aquilo havia saído. É outra música perfeita.")

Ouça: