Cid Moreira, locutor do Jornal Nacional desde sua primeira edição, em 1969, até 1996, morreu hoje, dia 3, aos 97 anos. Dono de uma das mais inconfundíveis vozes do país, o locutor fez parte da vida de muitas gerações de brasileiros graças também a outros trabalhos, como os quadros do mágico "Mister M" no Fantástico, que não teriam o mesmo impacto sem as suas intervenções, ou suas gravações de passagens bíblicas, que venderam milhões e milhões de CDs

Cid Moreira
Assim como o "boa noite" do apresentador, o tema do JN também já está na memória coletiva do país, ainda que poucos saibam de onde a canção surgiu. Ela não é uma composição feita especialmente para o telejornal, mas sim parte da trilha de um filme.

"The Fuzz" foi ouvida em "The Happening" ("Acontece Cada Coisa"), uma comédia de 1967 cuja música principal, cantada pelas Supremes, foi um grande sucesso.

Cid Moreira
A "abertura do JN" foi composta pelo holandês Frank de Vol e também usada em aberturas de telejornais dos EUA e Canadá, ainda que sem a longevidade vista no Brasil. Por aqui, em novo arranjo, ela segue sendo ouvida nas noites de segunda a sábado até hoje.

Veja um vídeo com todas as aberturas do Jornal Nacional:



E ouça "The Fuzz", em sua versão original: