O WHAM! fez história na parada britânica ao conquistar, pela segunda vez consecutiva, o "Christmas Number 1" de 2024 com a clássica Last Christmas.

A música, composta por George Michael (1963-2016), alcançou o topo do ranking no ano em que celebra seu 40° aniversário, transformando-se na canção mais ouvida e comprada da semana, com impressionantes 12,6 milhões de streams e as vendas reforçadas por edições comemorativas.

Wham!
Lançada inicialmente como candidata ao topo natalino de 1984, Last Christmas foi barrada do número 1 por Do They Know It's Christmas?, do Band-Aid - o single beneficente que também tinha a presença de George Michael e seu parceiro Andrew Ridgeley na faixa.

"Do They Know..." é a composição que mais vezes conquistou o cobiçado topo do ranking do natal, mas sempre com versões diferentes: a original em 1984 e novamente em 1989 e 2004 (mais a paródia "Food Aid" em 2022). Este ano, ela apareceu em 12°.

Wham!
Além de "Last Christmas", "Bohemian Rhapsody", do Queen, é a única música que ficou duas vezes no topo com a mesma gravação - no caso deles em 1975, ano de seu lançamento, e em 1991, meses depois da morte de Freddie Mercury.

Um "Christmas Number 1" que não acabou de ser gravado é igualmente raro. É comum que covers ocupem o posto, mas uma gravação feita anos, ou décadas, antes, como no caso do WHAM!, apenas em duas outras ocasiões: com a já citada "Bohemian Rhapsody" e, mais surpreendente, "Killing In The Name", do Rage Against The Machine, quando uma campanha de protesto para acabar com o reinado natalino de músicas cantadas pelos campeões da temporada do reality show X Factor surtiu efeito levando a música ao topo em 2009, 16 anos depois dela ter sido lançada.

Wham!
"Last Christmas" desbancou fortes concorrentes como That's So True, de Gracie Abrams", segunda posição, All I Want For Christmas Is You, de Mariah Carey (terceira), e It Can't Be Christmas, de Tom Grennan, que acabou no quarto lugar - o site da parada britânica indicava que esta era a faixa que estava disputando com mais força a liderança com o WHAM!.

Andrew Ridgeley, não escondeu a emoção com o feito: “37 anos para alcançar o número 1, 39 para o número 1 natalino, e então tudo acontece junto! George ficaria incrivelmente feliz. Sua obra incrível tornou-se parte essencial do Natal. Agradeço profundamente a todos que tornaram isso possível.”