O cantor e compositor Neil Young (Foto: Reprodução Instagram) presenteou os fãs com uma surpresa especial de Natal. Ontem, 25 de dezembro, ele compartilhou um vídeo raro em seu Instagram, no qual aparece tocando a música "Silver And Gold", faixa-título de seu álbum homônimo lançado em 2000, embora a canção tenha sido composta em 1981. O cantor, agora com 79 anos, apresentou a música de maneira intimista, sentado no sofá com seu violão acústico. Ao final da gravação, o foco se desloca para a lareira em sua casa.

“É nossa primeira sessão à lareira?”, questiona Young no vídeo, com a legenda: “enviando amor para vocês”. Veja abaixo:




Apesar de ter sido lançada há mais de duas décadas, a canção foi pouquíssimas vezes apresentada ao vivo desde então, sendo a última em 2007. Em entrevista à rádio KGSR após o lançamento do álbum em 2000, o artista revelou o processo de criação da faixa: “Eu tentei de muitas formas diferentes. É uma música que simplesmente vive com o violão. Está tudo nela”. Young ainda mencionou os esforços em diversas versões da gravação, afirmando: “Gravei umas 11 vezes com diferentes pessoas e arranjos, mas nada disso valia a pena ouvir. No final, voltei às raízes, me sentei com meu violão, toquei e soube que era isso”.

Além da performance especial, Neil Young revelou novidades sobre sua carreira musical. Durante sua participação no podcast "The Mentors Radio", no mesmo dia, o cantor anunciou que está trabalhando em um novo álbum, provisoriamente intitulado "Talkin to the Trees".

A gravação foi realizada com sua banda atual, a Chrome Hearts, como indicado por trechos capturados no site Neil Young Archives e divulgados [via Reddit]. “Estou muito feliz por ainda poder fazer música e, especialmente, por este último disco. É algo que realmente me surpreendeu”. Ele mencionou que passou cerca de dois anos sem compor novas canções e contou: “Esse álbum aconteceu de forma inesperada. Escrevi e gravei todas as músicas em questão de meses”.

Por fim, Neil Young destacou a gratidão pelo processo criativo e mencionou o envolvimento do produtor Lou Adler no projeto. “O disco vai falar por si mesmo”, concluiu.