"Tristeza não tem fim, felicidade sim", concorde ou não com os versos de Vinícius de Moraes, o fato é que a melancolia sempre marcou presença forte na nossa música. De Noel Rosa à nova música sertaneja o que não faltam são exemplos de canções na linha "corta-pulso".
Abaixo lembramos cinco delas, com seus versos mais tocantes:
"Não, nada irá nesse mundo Apagar o desenho que temos aqui Nem o maior dos seus erros Meus erros, remorsos, o farão sumir"
Caetano e sua mulher Paula Lavigne se separaram em 2004. Dois anos depois o compositor lançou o excelente "Cê", disco que revitalizou a sua carreira. Com inspiração em Lou Reed "Não Me Arrependo" era o grande, e mais triste, momento do disco. O casal retomou o relacionamento 11 anos depois.
"Mas desculpe, mas, eu vou me fechar não sou perfeito, nem mesmo você é me abrace, diga -me o meu nome diga que você me quer"
"Loki?", lançado pelo ex-Mutante é um bom concorrente a disco mais triste, e bonito, da música brasileira. Lançado em 1974, após o fim de seu casamento com Rita Lee, e com o músico entrando na espiral descendente que o levaria a pular da janela de uma clínica psiquiátrica oito anos depois (ele sobreviveu), o álbum tem momentos mais bem-humorados, mas o que fica após a audição são inegavelmente momentos como este:
"Desculpe o auê Eu não queria magoar você Foi ciúme, sim Fiz greve de fome, guerrilhas, motim Perdi a cabeça, esqueça"
Até os mais felizes casais, e existe melhor exemplo que Rita e Roberto de Carvalho?, passam por momentos de turbulência. Esse hit de 1983 nasceu depois de uma briga, pela qual Lee assumiu a culpa, e veio como forma de desculpa, obviamente aceitas pelo parceiro de toda uma vida da rainha do nosso rock.
"Será que você ainda pensa em mim? Será que você ainda pensa? Às vezes te odeio por quase um segundo Depois te amo mais"
Herbert Vianna já disse que "Bora Bora" foi um dos discos mais difíceis que ele já precisou fazer, o álbum de 1988 reflete o fim de seu relacionamento com Paula Toller, do ###artista####Kid Abelha###.
O lado 2 do disco, a metade "deprê" do trabalho, é bastante doído especialmente nesta luxuosa balada, para voz e piano que Cazuza regravou em seu último álbum, "Burguesia" (1989).
"Já que você não está aqui O que posso fazer é cuidar de mim Quero ser feliz ao menos Lembra que o plano era ficarmos bem?"
"V", o quinto álbum da Legião, disputa o título de disco mais melancólico da banda, ainda que a segunda metade traga alguns, poucos, alívios. Esta música, nascida de uma melodia criada pelo baterista Marcelo Bonfá, é das mais bonitas, e tristes, não só da banda, mas de todo o rock brasileiro e foi feita para o ex-namorado do vocalista, o norte-americano Robert Scott Hickmon.
Comentários