Divulgação
E lá vamos nós com mais um especial com os melhores e mais interessantes lançamentos da última quinzena. Mais uma vez, a lista apresentada é bastante eclética, indo desde os consagrados Demi Lovato e Rod Stewart até nomes que nem todos conhecem, como é o caso das Savages (ao lado), ou do trabalho musical da atriz e comediante Clarice Falcão. Divirtam-se e até daqui a quinze dias!
Demi Lovato - Demi

Como manda a tradição, o disco equilibra-se entre canções dançantes e baladas de tom mais sério, estas mostrando uma faceta mais amadurecida da cantora. O conjunto se mostra eficiente e feito sob medida para o enorme fã-clube da cantora. Os críticos, apesar de algumas reservas, também demonstraram boa vontade para com o CD, que deve ter um bom desempenho comercial.
Ouça "Heart Attack" com Demi Lovato, presente no álbum "Demi":
O Grande Gatsby - Trilha-Sonora

O álbum, que teve produção executiva de Jay-Z, foi elogiado pela imprensa e estreou no segundo posto da parada da Billboard, o que faz prever que o álbum pode vir a se tornar uma daquelas trilhas que ganham vida própria.

Contando com a presença de pesos-pesados como Beyoncé, Florence Welch, Lana Del Rey (ao lado), Fergie e Emeli Sandé (numa divertida releitura de "Crazy In Love (feat. Jay Z)", de Beyoncé, em ritmo de ragtime), a trilha de O Grande Gatsby se mostra um artigo raro, um álbum com grande apelo comercial e artisticamente íntegro.
Ouça "Young And Beautiful" com Lana Del Rey, da Trilha-Sonora de "O Grande Gatsby":
Rod Stewart - Time


O álbum pode não ser tão bom quanto seus primeiros discos solo ou os que gravou com os Faces - até porque isso é quase impossível. Mas ele serve para colocar Stewart na pauta do dia. Não à toa, teve crítico falando que, guardadas as devidas proporções, esse era um retorno tão bem-vindo e inesperado quanto o de David Bowie.
Ouça "It's Over" com Rod Stewart, presente no álbum Time:
Clarice Falcão - Monomania

Só não esperem o escracho sem limites do grupo neste álbum. "Monomania" é repleto de canções de acento indie-folk e aposta bem mais no romantismo e na melancolia do que na sátira - ainda que o senso de humor da atriz/cantora/escritora permeie boa parte das faixas deste inspirado trabalho.
Ouça "Monomania" com Clarice Falcão, presente no álbum "Monomania":
Deerhunter - Monomania

O som da banda continua de difícil classificação, englobando muito ruído, altas doses de eco - ainda que em menor escala que nos álbuns anteriores -, e produção lo-fi.
Isso não significa que Cox tenha gravado um disco inaudível ou apenas para iniciados, ainda que ele obviamente não seja para todos os públicos. Isso porque ele é um bom autor de riffs e melodias, além de letrista inspirado. São essas qualidades que fazem com que "Monomania" se qualifique como forte candidato a figurar nas listas de grandes álbuns de 2013.
Ouça "Monomania" com Deer Hunter, presente no álbum "Monomania":
Joe Satriani - Unstoppable Momentum

A diferença entre Satriani e outros "shredders", os guitarristas que conseguem tocar dezenas de notas por segundo, é que ele sabe que às vezes é preciso pisar no freio e deixar o "feeling" falar mais alto do que a velocidade.
Ouça "A Door Into Summer" com Joe Satriani, do álbum "Unstoppable Momentum":
Vampire Weekend - Modern Vampires Of The City

Ouça "Step" com o Vampire Weekend, presente em "Modern Vampires Of The City":
Savages - Silence Yourself

Ou seja, é uma música séria, por vezes abrasiva, e com letras panfletárias, com nítidas influências de Slits e Siouxsie. O talento do grupo surge na hora de dosar esse lado amargo com momentos mais pop e mesmo dançantes.
Confira "Shut Up" com as Savages, presente no álbum "Silence Yourself":
Lady Antebellum - Golden

Claro que, para conseguir tamanha penetração, a música country do Lady Antebellum precisou ser diluída de forma a agradar o maior número possível de pessoas (e programadores de rádio). Esse tipo de estratégia naturalmente desagrada aos fãs mais ferrenhos do estilo, que preferem discos de artistas que prezam um certo "tradicionalismo" em suas gravações.
Mas é fato que, por baixo de toda a megaprodução que orna as faixas deste "Golden", é notável que o "sentimento de raiz" ainda bate no coração de Hillary Scott, Charles Kelley e Dave Haywood, e é esse apego que traz uma boa dose de alma a esse lançamento.
Ouça Downtown com o Lady Antebellum, presente no álbum Golden:
Comentários