Pela primeira vez desde a morte de Eddie Van Halen, em 2020, seu irmão e parceiro de banda falou com a imprensa. O baterista Alex Van Halen conversou longamente com a Rolling Stone e fez diversas revelações, algumas surpreendentes, como a de que Ozzy Osbourne e Chris Cornell, o saudoso vocalista do Soundgarden, estiveram próximos de gravar com o Van Halen, e a de como nunca perdoou Eddie por ter tocado o solo de "Beat It", de Michael Jackson, em 1982.

Ozzy confirmou a história. Segundo o vocalista do Black Sabbath, a parceria não foi adiante porque, na mesma época, a MTV surgiu com um projeto de reality show com o cantor e sua família, um programa que mudaria a história da televisão no início dos anos 2000. “É algo que, se tivesse se concretizado, teria sido fenomenal", disse. "Eddie e Alex foram grandes amigos meus por muito tempo e é um arrependimento nunca termos ficado juntos. A série "The Osbournes" atrapalhou a criação de novas músicas naquela época, infelizmente.”

Van Halen
Os últimos anos não foram dos mais tranquilos para Alex Van Halen. Além de lidar com a perda do irmão, ele está enfrentando um grave problema de saúde.

Em 2022, o impacto de um disparo de rifle durante um dia de lazer em um campo de tiro resultou em uma coluna fraturada. Por já ter sido viciado em drogas, Alex não pôde tomar opiáceos para ajudar no tratamento. Hoje, Van Halen já consegue andar, mas ainda convive com fortes dores.

Para lidar com o luto o músico escreveu "Brothers", um livro que conta a história da banda que fundou com seu irmão caçula de sua fundação até 1984, quando o vocalista David Lee Roth deixou o quarteto. Ainda que a banda tenha conseguido manter, e até ampliar, o sucesso com o substituto Sammy Hagar, Alex revela não gostar desta fase do VH.

Van Halen
O baterista também falou sobre a turnê em tributo à banda que nunca aconteceu, que teria ele, David Lee Roth além de, possivelmente, o baixista original do VH, Michael Anthony, e Joe Satriani na complicada posição de guitarrista.

O giro, de fato, quase aconteceu, mas foi abandonado pelas atitudes do vocalista, que não queria prestar uma homenagem em cena ao colega morto, e pelos problemas de saúde que acometaram Alex antes da fratura da coluna. Apesar das brigas, Van Halen diz que os dois ainda mantém contato.

Van Halen
O baterista também revelou estar de posse de muito material inédito do Van Halen e que espera um dia poder lançar algumas destas músicas. O problema é que poucas dessas canções contam com vocais ou mesmo uma estrutura mais completa - os dois costumavam fazer muitas jam sessions.

O irmão mais velho diz que já pensou em usar recursos de inteligência artificial para ajudar no processo e que tem um cantor que adoraria ouvir cantando essas canções: Robert Plant, do Led Zeppelin (ainda que eles não se encontrem há mais de três décadas).

Veja alguns trechos do papo com o jornalista Brian Hiatt

Van Halen
A imensa dor sentida pela perda de Eddie em 2020 que o deixou com um diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático
“Eu me fechei. Eu estava gritando e berrando. Eu estava fora de mim.... “Eu sinto falta dele, das discussões... Eu vivo com isso todos os dias. E eu não consigo trazê-lo de volta. Eu não consigo consertar as coisas.”

A rotina após o acidente que fraturou a sua coluna
"Eu passei um ano no chão, apenas olhando para o teto. Nós nos tornamos melhores amigos.”

A turnê que não aconteceu

“É uma pena por um lado, mas está tudo bem por outro.Pensando em retrospecto, tocar as músicas antigas não é realmente prestar homenagem a ninguém. É como uma jukebox, na minha opinião"

A formação definitiva do Van Halen

“O coração, a alma, a criatividade e a magia eram Dave, Ed, Mike e eu.”

Os ensaios com Chris Cornell (1964 - 2017)

“Chris estava em um momento muito frágil de sua vida, por assim dizer. Eu fiquei na bateria, e ele começou a tocar baixo. Tocamos por 45 minutos. Aquele filho da p* ficou tão envolvido que começou a sangrar. Eu disse: ‘Este é o homem que você quer.' E então ele morreu.”

A "traição" de Eddie ao tocar com Michael Jackson que teria aberto o caminho para a carreira solo de David Lee Roth e o fim da formação clássica do VH

“Por que você emprestaria seus talentos para Michael Jackson? Eu simplesmente não entendo. E o engraçado é que o Ed mentiu para se safar dizendo: ‘Ah, quem conhece esse garoto, afinal?' Você cometeu o erro! Confesse. Não force a barra agindo de forma estúpida.”